Presencial Webcast Videos Consultoria Workshop Programas Entrevistas
Presencial  > 
CURSO DELPHI FUND. CLIENT SERVER (DIURNO)

CURSO DELPHI FUND. CLIENT SERVER (DIURNO)

Romulo Maia

Diretor Executivo da Trevor Tecnologia e Consultoria Financeira LTDA. Mestre pela UFMG em Ciência da Computação com ênfase em Usabilidade. Especialização em Analise de Sistemas. Especialização em Ensino Superior. Mais de 15 anos como Analista programador, sendo que há oito anos vem usando a linguagem DELPHI. Possui patente de Software junto ao INPI de um sistema de prontuário eletrônico de pacientes, com a UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, software desenvolvido em DELPHI. Também possui experiência de mais de 15 anos como professor universitário e coordenador de curso superior. Currículo completo disponível no site do CNPq Lattes (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/ visualizacv.jsp?id=S227579). Membro do CodeGear GROUP.

Objetivo

* Desenvolver interface padrão Windows. * Esgotar o uso de controles de acesso a dados, sobre tudo, DBGrid e DBChart. * Uso pleno da linguagem SQL neste Front-End. * Entender e aplicar os métodos únicos de acesso a dados para um SGDB. * Adotar controle de tratamento de erro de forma global e centralizada. * Construir aplicação para distribuição do software desenvolvido, bem como na camada de acesso a dados(BDE). * Resumir todo o aprendizado em torno de um "projeto de aula", com características de uma aplicação comercial real.

Público-alvo

  • Desenvolvedores, programadores, analista de Sistemas, estudantes de informática

Benefícios

  • Será capaz de aplicar o conhecimento conceitual de uma ferramenta de quarta geração. Com exercícios introdutórios, aspectos da modelagem da interface serão alcançados. Consolidando o treinamento, o participante terá contato com o que há de mais avançado para acesso e manipulação de dados, culminando com o desenvolvimento no modelo client server (c/s).

Investimento

Receba detalhes sobre o custo e valores do investimento por email.

Data / Local

Data Inicial: terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Local: Rua Eça de Queiroz, 682 CEP 04041-033 - São Paulo SP (acesso pelo metrô Paraíso) Centro de treinamento Vila Mariana.

Período

10 Dias. Horário: das 9:00 às 13:00 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). Total: 40 horas de aula

Conteúdo Programático

1. Introdução ao Ambiente Delphi

 

  • Conceito de programação visual.
  • Conceito de programação OOP.
  • O potencial de ambiente Delphi.
  • Entendendo o objeto (propriedades, métodos e eventos).
  • Implementando formulários com controles básicos (menus, status-bar e painéis).
  • Compilando a aplicação.


2. Fundamentos

 

  • Conhecendo a Estrutura da Unit.
  • Controle de variáveis.
  • Depurando a aplicação.
  • Usando funções de Conversão.


3. Acesso Clássico aos Dados

 

  • MiddleWare necessário BDE dbExpress
  • O Software Borland Database Engine
  • Usando o gerenciador SQL Explorer.
  • Criando conectividade.
  • Implementando formulário para acesso e manutenção de dados.
  • A estrutura básica pelo uso dos controles TDataBase, TTable e TDataSource combinados com os diversos Data Controls.
  • Conhecendo e aplicando os diversos métodos de conectividade e manipulação de dados.
  • Usando todo o potencial das propriedades de TDataField, tanto para aspectos visuais quanto funcional.
  • Tratando as regras de validação pelo uso das propriedades de TdataField.


4. Acesso a Dados para o Modelo C/S

 

  • Diferença entre Banco de Dados de processamento local e Banco de Dados Cliente Servidor.
  • Parametrização (propriedades) dos controles de dados para acesso a um SGDB.
  • Controlando Transações.
  • Usando TQuery para acesso.
  • Usando TSQLUpdate combinando com TQuery para manutenção de dados.
  • Usando TSQLStoredProcedure para acesso a Stored Procedure.
  • Tratando Excepition de Servidor.
  • Aplicando e entendendo ""Cached Update" (buferização de dados).
  • Uso pleno da linguagem SQL.
  • Desenvolvimento de um módulo do projeto de aula que implementa todos os conceitos indicados aqui.


5. Desenvolvimento de Relatórios

 

  • Os componentes do TQReport.
  • Gerando relatório básico (lista).
  • Gerando relatório completo (grupo).
  • Gerando relatório com quebra e sub-totalização.
  • Controlando a aparência dos relatórios.


6. Outros Módulos do Projeto de Aula

 

  • Rotina para tratamento de erros, com exibição em português.
  • Desenvolvimento de um módulo para exibição de dados em formato gráfico.
  • Usando o repositório do Delphi para armazenar modelos reutilizáveis.


7. Módulos Especiais (conceito)

 

  • Evoluindo do modelo cliente Servidor para o modelo de Objetos Distribuídos.
  • Criando servidor COM+.
  • Implementando um Cliente COM.
  • Introdução ao Desenvolvimento Web.

 

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo detalhado do Curso DELPHI FUND. CLIENT SERVER (DIURNO)

Reserva

Turmas reduzidas - reserve sua vaga agora!

Nome:  
Email:    
Telefone:  
    

Inscrição