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Curso Aplicando MASP no Processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL

Curso Aplicando MASP no Processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL

Coordenador

Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP e Pós-Graduado em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP. Profissional com experiência superior a 27 anos em engenharia de processos, sendo 15 anos dedicados a processos de TI. Como consultor ou como colaborador em funções técnicas ou gerencias já atuou em projetos de implantação de processos de gestão de projetos, CMM, CMMI, outsourcing, estruturação organizacional, sistemas, processos, engenharia de software, quality assurance, gestão de projetos, Gap Analysis (CobIT, IT). Atuou em organizações como C & C, C&A, Dimesion Data, EADI Aurora, AGV, TICKET, Accor, ABN, Carlson Wagonlit, CPM, Getrônics, Consoft, Reed Exhibitions Alcantara Machado, SSP-SP, CTIS, CESP, Gerdau, Bahia Sul Celulose, Ericsson, Banco Noroeste e Banco Itaú. É palestrante convidado em cursos de Educação Continuada da FGV em qualidade de software. Tem domínio dos principais modelos de melhores práticas em TI, notadamente o CMMI (possui curso oficial de introdução ao CMMI), PMBOK, Balanced Scorecard, ISO 12207, ISO 9001:2000 e ITIL. É Auditor Líder em ISO 9000 certificado pela SGS-ICS.

Objetivo

Ação Educacional que pretende desenvolver no aluno as habilidades e competências na aplicação da Metodologia de Análise de Solução de Problemas – MASP, em suas técnicas, no tratamento de problemas identificados e reconhecidos, originados do processo de Gerenciamento de Incidentes no contexto do Gerenciamento de Serviços de TI.

Público-alvo

  •       Gerentes, Coordenadores, Analistas de Service Desk e/ou Gerencia de Problemas;
  •       Analistas de Infraestrutura, Analistas de Qualidade de Software, Analistas de Performance de aplicações de negócio.

Benefícios

O aluno alcançará ao término do treinamento o domínio de um método que comprovadamente tem sido utilizado pelos profissionais de qualidade, para determinar e padronizar soluções para problemas cuja magnitude, afeta sobre maneira a produtividade e a qualidade dos resultados gerados por diversos tipos de problemas no dia a dia de qualquer empresa.

Em específico:

  •      Aprenderão um método para tratar incidentes recorrentes no ambiente de Tecnologia da Informação;
  •      Desenvolverão a percepção investigativa de um problema;
  •      Uso de meios eficazes para determinar os impactos sobre os processos de negócio de sua empresa quer sejam por falhas nas aplicações e sistemas de apoio, quer sejam por falhas na infraestrutura de TI;
  •      Aprenderão a determinar soluções que bloqueiem a causa fundamental de um problema;

Aprenderão a selecionar o problema a ser tratado pela frequência de sua manifestação, pelos custos diretos e indiretos envolvidos, pelos ganhos que se pode aferir ou pelos custos que se pode eliminar.       

 

 

Investimento

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Data / Local

Data Inicial: quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Local: Rua da Grumixamas 99, 7º. Andar Conj. 703 e 704 – Cep 04349-000 Jabaquara São Paulo-SP. Detalhes: - Localização estratégica, a 50m da Estação do metrô e da rodoviária Jabaquara. - Estacionamento no local com manobrista de segunda a sexta. - Ponto de táxi na frente do edifício. - A 20min do aeroporto de Congonhas.

Período

das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento). 2,5 dias, 20 horas de aula.

Conteúdo Programático

Unidades

Tema

Conteúdo

Unidade 1

Overview do Processo de Gerenciamento de Problemas  do ITIL

  •      Propósito
  •      Objetivo
  •      Considerações
  •      Processo de gerenciamento
  •      Solução de contorno X Solução definitiva
  •      Atividades do Processo
  •      Reatividade ou Pro atividade
  •      Melhoria Continua na Visão do KAIZEN
  •      Conceitos que você precisa memorizar
  •      Definição de problema pelo TQC.

Unidade 2

Fundamentos e Conceitos do MASP

  •      PDCA
  •      Cronologia do MASP
  •      Apresentação do MASP

Unidade 3

Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP

  •      Processo 1 - Identificação do Problema
  •      Processo 2 - Observação
  •      Processo 3 - Análise
  •      Processo 4 - Plano de Ação
  •      Processo 5 - Ação
  •      Processo 6 - Verificação
  •      Bloqueio de causas?
  •      Processo 7 - Padronização
  •      Processo 8 - conclusão

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Descritivo completo do Curso Aplicando MASP no Processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL

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