Curso Gerenciamento de Desempenho da TI
Fazer download

Coordenador

Doutor em Engenharia pela POLI/USP, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/ UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Especialista em gestão da qualidade total pela FGV, em desenho instrucional para EAD pelo IBDIN e auditor líder em sistemas da qualidade. Certificado CGEIT e Cobit pela ISACA e ITIL Foundation pelo EXIN. Profissional com experiência executiva em TI superior a 35 anos. Consultor especialista em Governança de TI, Governança de ECM e demais processos de TI baseados em melhores práticas. Tem atuado em projetos de Governança de TI, Gestão de Projetos e Governança de ECM em organizações públicas e privadas, notadamente no Governo Federal, Utilities e área bancária. Autor de vários livros sobre processos e gestão de TI. Revisor de artigos técnicos em simpósios do PMI, da Revista de Administração da USP e do Journal of Information Systems and Technology Management. Professor da FIA e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo onde orienta teses de mestrado em Engenharia de Computação.

Objetivo

Gerais:
Desenvolver e implantar um processo de gestão do desempenho da TI
Específicos:
*Reconhecer a importância do gerenciamento do desempenho da TI como base para o gerenciamento das expectativas dos stakeholders em relação da agregação de valor;
*Entender os tipos de medições em TI;
*Planejar e desenvolver o processo de gerenciamento de desempenho com base em modelos de melhores práticas;
*Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm;
*Comunicar o desempenho de acordo com o ponto de vista dos diversos stakeholders da TI (negócio, governança, gestores de TI, CIO);
*Planejar e gerenciar a implantação do processo de gestão do desempenho;
*Entender as características e tipos de dashboards;
*Entender os aspectos éticos do gerenciamento do desempenho.
*Identificar os indicadores para o gerenciamento do alinhamento estratégico de TI.

Público-alvo

Executivos, Gestores de Negócio, Executivos de TI, Analistas e Partes Interessadas envolvidas no gerenciamento da estratégia e do desempenho da TI.

Benefícios

O ditado "você não consegue gerenciar o que você não mede" é bem apropriado para a maioria das Organizações de serviços de tecnologia da informação.

 

Além do mais as Organizações de TI sempre são criticadas por não agregar valor ao negócio. Neste caso também é requerido que haja uma ligação entre os resultados de TI e os resultados do negócio.

 

Com um sistema de medição o executivo de TI consegue:

 

*    Estabelecer metas de melhoria para os processos e serviços de TI;

*    Saber quão longe ou perto está de suas metas ou dos níveis de serviços;

*    Identificar causas de variações no desempenho dos processos e serviços;

*    Ter visibilidade dos projetos;

*    Comunicar o desempenho da sua área para a administração;

*    Assegurar que os riscos estejam gerenciados;

*    Assegurar que a área de TI está conforme com normativos legais e infralegais;

*    Verificar tendências de forma que possa tomar ações corretivas;

*    Verificar se melhorias atingiram seus objetivos;

*    Verificar se a TI está agregando valor ao negócio; e

*    Gerenciar com base em fatos e dados.

 

Os resultados esperados com a capacitação são:

*    Criar um modelo de indicadores para o gerenciamento do desempenho da TI;

*    Criar um modelo que faça a ligação entre resultados de TI com resultados do negócio;

*    Desenvolver e implantar um processo de gerenciamento do desempenho;

*    Implantar um "dashboard" de TI;

*    Implantar um processo de comunicação do desempenho da TI.

 

As competências que os participantes deverão ter ao final do processo de capacitação são:

 

*    Ter a capacidade de identificar indicadores para compor o sistema de gerenciamento de desempenho de TI;

*    Ter a capacidade de classificar os indicadores de projetos, serviços, de desempenho, níveis de serviços e do Balanced Scorecard;

*    Ter a capacidade de caracterizar, em termos de metadados, os indicadores de desempenho;

*    Ter a capacidade de avaliar a qualidade e a viabilidade de obtenção dos indicadores de desempenho;

*    Ter a capacidade planejar, desenvolver e implantar processo de gerenciamento de desempenho de TI;

*    Ter a capacidade de planejar, desenvolver e implantar processo de comunicação do desempenho.

 

Habilidades a serem desenvolvidas

 

*    Criar, implantar e manter indicadores;

*    Criar metadados de indicadores;

*    Projetar processo de gestão de desempenho

*    Projetar modelo de dashboard;

*    Avaliar viabilidade de indicadores

*    Gerenciar os indicadores;

*    Comunicar resultados.

 

 

Atitudes a serem desenvolvidas

*    Reconhecer a importância da medição para demonstrar a agregação de valor de TI para o negócio;

*    Gerenciar com base em fatos e dados;

*    Melhorar com base no atendimento a metas de desempenho e acordos de níveis de serviços;

*    Demonstrar valor da TI para o negócio com números.

 

 

 

 

 

Investimento

Clique abaixo e receba de imediato os valores do investimento via email:

Data / Local

Data Inicial: segunda-feira, 6 de maio de 2024

Local: Rua Apotribu, 139, 11º andar - CEP 04302-000 - Saúde - São Paulo - SP - Detalhes: - Localização estratégica, a 250m da Estação do Saúde metrô. - A 20min do aeroporto de Congonhas

Período

Horário: das 8:30 às 17:30 horas com intervalos para coffee breaks (no próprio local e já inclusos no investimento) e almoço.Total: 16 horas de aula.

Conteúdo Programático

Unidade

Objetivos

Conteúdo

Unidade 1

Apresentar a ação educacional e entender as expectativas dos participantes e o estado em que se encontra o processo de Gestão de Desempenho da empresa do participante

    Apresentar a ementa da ação educacional;

    Apresentar o instrutor

    Entender as expectativas dos participantes

    Entender o status dos processos de gestão do desempenho

    Assuntos administrativos da ação educacional

Unidade 2

Reconhecer a importância do gerenciamento do desempenho da TI como base para o gerenciamento das expectativas dos stakeholders em relação da agregação de valor

    Importância da medição

    Abrangência da gestão do desempenho

    Medições operacionais, táticas e estratégicas.

    O valor da TI tem que ser demonstrado

    Quizz

Unidade 3

Entender os tipos de medições em TI

 

    Exercício para o participante identificar medições e indicadores de TI

    Classificar o brainstorming

    Mostrar uma classificação

Unidade 4

Planejar e desenvolver o processo de gerenciamento de desempenho com base em modelos de melhores práticas

    Processo de medição e análise do CMMI for Dev

    Instanciar um processo de medição para a sua Organização

    Papéis e responsabilidades

    Avaliação do instrutor

Unidade 5

Desenvolver e gerenciar indicadores através de método baseado no Goal-Question Paradigm

    Estudar o Goal-Question Paradigm

    Desenvolver as questões

    Desenvolver as métricas e indicadores

    Criar o metadados das métricas e indicadores

Unidade 6

Comunicar o desempenho de acordo com o ponto de vista dos diversos stakeholders da TI (negócio, governança, gestores de TI, CIO)

    Identificar os indicadores que os executivos de negócio gostariam de ter em mãos

    Identificar os indicadores que a governança de TI deve ter

    Identificar os indicadores que os gestores de TI gostariam de ter

    Identificar os indicadores que o CIO precisa ver

    Identificar os indicadores que a alta administração gostaria de ter

    Avaliação pelo instrutor

 

Unidade 7

Planejar e gerenciar a implantação do processo de gestão do desempenho;

    A metodologia para a implantação do processo de gestão do desempenho

    Elaborar o plano do projeto de implantação do processo

    A venda da inciativa

Unidade 8

Entender as características e tipos de dashboards;

    Criar o dashboard operacional

    Criar o dashboard tático

    Criar o dashboard executivo

    Avaliação pelo instrutor

Unidade 9

Entender os aspectos éticos e organizacionais do gerenciamento do desempenho.

    Os níveis de privacidade no uso das métricas e indicadores

    Regras de conduta.

    Finalização da ação educacional

Certificado

A emissão dos certificados é individual, sendo confeccionada em papel filigranado com numeração única que é de controle do GrupoTreinar, possibilitando a verificação de sua integridade tão pronto quanto seja necessário.

Anexos

Curso Gerenciamento de Desempenho da TI

Reserva

Curso categoria Premium: opção de turmas com até 3 participantes para priorizamos um atendimento personalizado e exclusivo.

Reserve sua vaga agora!

Nome:
Email:
Telefone:
    

Inscrição

Clique abaixo para efetuar a sua Inscrição, totalmente automática e online.

Disponível também In Company

Este conteúdo poderá ser customizado para atender na modalidade “in company”, inclusive fazer parte de programas personalizados de ensino semi-presenciais utilizando nossas ferramentas de ensino a distancia.

Requisitar Treinamento In Company

Favor preencher os dados a seguir para requisitar uma proposta para treinamento na modalidade In Company:

Conteúdos relacionados

Confira outros conteúdos relacionados: