Canais online gratuitos para aprender Matemática e Física

Universo

 

  • 5 canais e cursos online para você aprender matemática  


Introdução ao Pensamento Matemático

O curso de Stanford, com 10 horas, tem o objetivo de "ajudar a desenvolver a capacidade mental valiosa" dos estudantes. As aulas são ministradas por Keith Devlin, membro da American Mathematical Society, e estão disponíveis com legendas em português.

 

MatemáticaRio

Professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro, Rafael Procópio propõe em seu canal no YouTube (com mais de 3 milhões de views) um jeito bem interessante de aprender a matéria: com bom humor. Os vídeos abordam desde truques de tabuada até matemática de ensino médio, passando por diversos desafios.

 

History of Mathematics

Vídeos em inglês com aulas sobre a história da matéria. O professor N. J. Wildberger começa na matemática grega e discute as influências chinesa e árabe na área.

 

Só Matemática

O canal brasileiro já tem mais de 100 mil visualizações. São 26 vídeos com explicações em português sobre pré-cálculo e a relação entre arte e matemática.

 

College Algebra


Curso da Missouri State University, com aulas que incluem estudos avançados da disciplina. São 39 aulas em ingles.

 

  • 5 cursos grátis para aprender física sem sair de casa

 

O canal Física Universitária, do Instituto de Física (IF) da USP

Gil da Costa Marques é professor titular do Instituto de Física (IF) da USP, e seu canal no YouTube é puro sucesso. Com sua voz grave e pausada, ele gravou um verdadeiro acervo de aulas de física de nível universitário. Marques não poupa ninguém de equações bem mais difíceis que as do ensino básico - ninguém disse que seria fácil -, mas um pouco de atenção e dedicação bastam para entender o mundo um pouquinho melhor.

 

A disciplina Física Geral I da Unicamp, disponível no canal Univesp TV

Há quem diga que o vestibular não é sua primeira prova difícil, mas sua última prova fácil. Mas os alunos que passam no vestibular  de física da Unicamp não sofrem tanto assim nas primeiras aulas do curso, ministradas pelo professor Luiz Marco Brescansin. Ele apresenta aos estudantes as bases das disciplinas que virão a seguir - e, de quebra, explica alguns dos princípios da física para nós.

 

O Me Salva!, o melhor canal do YouTube para quem... precisa se salvar

Se você não precisa de física universitária para matar as curiosidades da vida, mas sim de uma última revisão de conceitos para uma prova nababesca, o Me Salva! pode ser o que você procura para salvar sua pele. O canal têm aulas tanto de nível médio quanto superior, e tudo é literalmente desenhado, sem deixar espaço para dúvidas. 

 

As aulas de mecânica clássica do professor Walter Lewin no MIT em 1999

Caso a lista acima esteja fácil demais, podemos desafiá-lo com uma mudança de língua. Que tal uma série de aulas sobre mecânica clássica do astrofísico holandês Walter Lewin no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que foram disponibilizadas, com legendas em português, no YouTube? Fica a dica.

 

O curso de física básica do Veduca

O curso do professor Vanderlei Salvador Bagnato compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.

 

Veja também: 

Unifesp Oferece Pós-graduação Grátis Em Diversas Áreas 

USP libera na íntegra aulas de 27 disciplinas de graduação e pós-graduação 

15 Cursos Online Grátis Sobre O Office 

 

 

Fonte: Revistagalileu

 

 

Recomende

Comente