Ampla pesquisa revela que exercícios físicos regulares ajudam a reduzir riscos relativos a doenças como Mal de Alzheimer

 Runner

Estar fisicamente apto na meia-idade está associado a um menor risco de demência  na velhice, relata um novo estudo.

Entre 1971 e 2009, 19.458 adultos saudáveis ​​com menos de 65 anos de idade se submeteram a um teste de aptidão na esteira, como parte de um exame mais amplo de saúde. Os pesquisadores compararam os resultados obtidos através de seus registros do " Medicare" para uma média de 24 anos.

Após o ajuste para idade, tabagismo, diabetes, colesterol e outros fatores de saúde, os pesquisadores descobriram que, em comparação com os demais, os 20 por cento que praticavam exercícios físicos regulares na meia-idade tinham um risco de demência  reduzido em 36 por cento.

A razão para a associação não é clara, mas foi independente dos fatores de risco cardiovascular e cerebrovascular de demência, sugerindo que ambos os mecanismos vasculares e não-vasculares podem estar envolvidos.

"A demência é uma doença sem cura e nenhuma terapia eficiênte", disse o autor principal, Dr. Laura F. DeFina, o diretor científico interino no Instituto Cooper, em Dallas-USA. A atividade física pode ser "uma forma preventiva para tratar demência em vez de abordar os custos de um ancião com deficiência."

A população do estudo foi em grande parte branca e altamente educadas, e os pesquisadores reconhecem que os seus resultados, publicados na semana passada na revista Annals of Internal Medicine, não podem ser generalizados para outras populações. Eles enfatizam que o estudo é observacional e não prova causalidade.

Fonte: The New  York Times

http://well.blogs.nytimes.com/2013/02/11/fitness-may-prevent-dementia/

 

Recomende

Comente