Dez principais razões pelas quais os projetos falham

 

10

 

Por que os projetos falham? Problemas podem se manifestar em qualquer lugar em um projeto, mas há vários elementos de um projeto que se mal gerenciados podem fazer toda a diferença na hora da entrega:

 

Baixo Patrocínio  

Se as pessoas no topo não são favoráveis, ​​isso pode prejudicar gravemente ou até mesmo parar o projeto. Descrições claras do trabalho sob os seus aspectos estratégicos e gerenciais podem muitas vezes reduzir as chances de isso acontecer.

 

Exigências e Requerimentos pouco claros

Se frases como "fácil de usar", "estado da arte" ou "best of breed"  se infiltraram no seu caminho em tempo de requerimentos, será praticamente impossível depois de provar de forma lógica e clara os fatos motivadores. Os gerentes de projetos devem ver ambiguidade como seu pior inimigo, e se esforçarem para maior clareza possível de requerimentos.

 

Prazos ou orçamentos irrealistas

Muitas vezes o cliente / patrocinador pede o impossível, mas um projeto irá demorar o tempo que for necessário. Como Henry Ford disse - melhor, mais rápido, mais barato, escolher um dos 3!

 

Aumento do Escopo

Este fenômeno descreve que as mudanças se acumulam lentamente empurram o produto final longe de seu design original. Para se evitar isso a documentação deve estar clara e um mecanismo de controle de mudanças robusto são vitais.

 

Má gestão do risco

Se você analisar a situação antes de prosseguir você pode ser capaz de identificar possíveis problemas e trabalhar em torno deles antes mesmo de acontecer o pior.

 

Processos e documentação mal definidos   

Se você não seguir os processos e   documentos dos eventos  e requisitos de forma adequada, não se surpreenda se as coisas não acontecerem do jeito que você quer.

 

Estimativas mal dimensionadas  

Bons gerentes de projeto não "chutem"! O uso de informações históricas, fórmulas e muitas perguntas para se certificar de que sua estimativa não é um "chute" é fundamental!

 

Baixo engajamento comunicação / stakeholder

As pessoas tendem a temer o que eles não sabem, por isso é sempre o caso que um pouco de comunicação informando sobre o que vai acontecer ao longo do caminho. A comunicação com as partes interessadas é vital para que o projeto possa captar a atenção, e mantê-la.

 

Business case pobre

Um bom business case irá demonstrar claramente o quanto dos entregáveis do projeto irá gerar de benefício para o negócio e isso permitirá que a equipe do projeto venda melhor o projeto para os decisores do negócio, e também uma melhor monitoração durante o projeto .

 

Recursos qualificados de forma Inadequada ou incorretamente

Ter  pessoas que estão mal preparados para concluir uma tarefa pode ser pior do que não ter ninguém. Para se dar a melhor chance de conseguir os recursos, seja claro sobre o que você precisa e quando você irá precisar.

 

Autor: Dr. Ian Clarkson

 

Fonte: http://pmstudent.com/top-ten-reasons-why-projects-fail/

 

Recomende

Comente