Mais do que ajudar a buscar respostas, a Inteligência Artificial nos ajuda a fazer novas perguntas!

IA3

 

Dando continuidade ao post anterior Como estamos hoje e para onde vamos com tanta informação? vamos procurar entender melhor o que algumas empresas estão construindo para poder nos socorrer com a ajuda da I. A.

A evolução do Deep Blue é o IBM Watson, criado por Jim de Piante e mencionado pelo professor Graeme Hirst. A ideia de Watson surgiu em 2004, para competir no programa de TV Jeorpardy!. O dispositivo não apenas correlaciona palavras, mas também aprende à medida que busca responder perguntas de humanos, diferente de programas de voz como Siri, da Apple, que trabalha frases-padrão reconhecendo algumas palavras. O IBM Watson vem utilizando conceitos de Big Data aliados a I.A.

 

LibrarySanDiego2

 

A I.A. do IBM Watson venceu os campeões do programa Jeorpardy! em 14 de fevereiro de 2011. Depois, Watson chegou a fazer parte da equipe de diagnóstico do sistema de seguros de saúde WellPoint, em 2012, analisando 200 milhões de páginas de dados para responder qualquer dúvida dos documentos em menos de três segundos.

 

Essa I. A. da IBM já foi implementada para funcionar em rede na nuvem, e também está acessível via smartphones. Seu crescimento cognitivo permite que ele responda individualmente às pessoas e também compreenda nuances de linguagem que não eram possíveis anteriormente. A IBM fornece o Watson como solução corporativa de negócios, em vários ramos de atuação: Finanças, gestão pública, comércio e saúde. Recentemente fez até um livro de receitas, após analisar inúmeros dados de produtos alimentares.

 

Nesta esteira a Google também não pode ficar atrás e começou a se mover há algum tempo, principalmente em 2012 quando contratou Ray Kurzweil um dos nomes mais conhecidos em I.A. no mundo. Também fechou parceria com a NASA e com várias universidades para lançar o Quantum Artificial Intelligence Lab. Em meados de 2014 fechou a compra da DeepMind Technologies, uma empresa britânica de I.A.. Essa aquisição ocorreu após ela já ter investido em oito empresas focadas em diferentes aspectos da robótica. Por causa disso, há rumores de que para essa aquisição foi necessária a criação de um conselho de ética formado para ajudar a elaborar regras para a aplicação de I.A. - inteligência artificial.

 

Kurzweil, que é o autor de cinco livros sobre I. A., incluindo o recente New York Times best-seller How to Create a Mind: The Secret of Human Thought Revealed " Como criar uma Mente" recentemente publicou um artigo Don't Fear Artificial Intelligence na revista Times onde aborda a forma que I.A. esta sendo integrada ao mundo de hoje. Ressalta que I.A. não é de uma ou duas mãos; ela está em 1 bilhão ou 2 bilhões de mãos na medida que hoje há uma oferta milhares de vezes maior, se comparada com 20 anos atrás, da capacidade de processamento, armazenamento e da disponibilidade de informação, bem como de seu barateamento. Como os dispositivos que incorporam I.A. continuam a desenvolver a sua capacidade de forma contínua a e suas utilizações também continuam a crescer. A consequência é que praticamente as capacidades mentais de todos serão reforçadas e no período de uma década poderemos ter resultados incríveis.

Mas nem sempre foi assim, na década de 1980 houve um grande interesse por I.A. e a principal ideia de que era descobrir como os peritos fazem, o que fazem, reduzir essas tarefas a um conjunto de regras, então programar computadores com essas regras, efetivamente substituindo os especialistas. O objetivo era ensinar os computadores para diagnosticar as doenças, traduzir línguas, até mesmo para descobrir o que queríamos, mas não sabia de nós mesmos. Não funcionou. I. A. absorveu centenas de milhões de dólares de capital de risco do Vale do Silício, antes de ser declarado um fracasso. Embora não estava claro no momento, o problema foi que não tínhamos justamente o poder suficiente de processamento dos computadores a um pelo preço razoável para alcançar essas metas ambiciosas.

 

LibrarySanDiego3

No Google eles têm algo chamado Google Vision que atualmente tem 16.000 microprocessadores equivalentes a cerca de um décimo do córtex visual do nosso cérebro. Especializou-se em visão computacional e foi treinado exatamente da mesma maneira como o Google Translate, através de um número maciço de exemplos - neste caso, as imagens fixas (bilhões de imagens estáticas) tiradas de vídeos do YouTube. Google Vision "olhou" para as imagens por 72 horas seguidas e, essencialmente, ensinou-se para ver duas vezes, assim como qualquer outro computador na Terra. Dê-lhe uma imagem e vai encontrar outro como ele. Diga-se que a imagem é um gato, e será capaz de reconhecer gatos. Lembre-se disso levou três dias. Quanto tempo demora um bebê recém-nascido a reconhecer gatos?

Em 10 anos, a Lei de Moore vai aumentar o poder do processador por 128X. Ao lançar mais núcleos do processador para os problemas e alavancar o ritmo acelerado de desenvolvimento de algoritmos que devemos aumentar essa por outra 128X para um total de 16,384X. Lembre-se o Google Vision é atualmente o equivalente a 0,1 córtex visual. Agora multiplique isso por 16,384X para obter 1.638 equivalentes córtex visual. Isso é para onde todos estamos indo.

Daqui a uma década de visão por computador vai estar vendo coisas que não podemos sequer entender, como cães farejadores percebem o câncer hoje.

Quanto tempo irá ainda para perdemos completamente o controle?

Isso está vindo em torno de 2029, de acordo com Ray Kurzweil, quando nós vamos chegar à singularidade tecnológica.

Esse é o ano, o futurista observou, dizendo que por $ 1.000 será capaz de comprar o poder de computação suficiente para coincidir com 10.000 cérebros humanos. Pelo preço de um PC, diz Ray, nós vamos ser capazes de aproveitar mais poder computacional do que podemos compreender ou mesmo descrever. Um supercomputador em cada garagem.

Combinado com redes igualmente rápidas, isso poderia significar que seu computador - ou qualquer que seja o nome como o dispositivo é chamado - pode procurar em sua totalidade, em tempo real, todas as palavras já escritas para responder literalmente qualquer pergunta. Nenhuma pedra sobre pedra restará.

Em nenhum lugar para se esconder. Aplicar isso em um mundo onde cada dispositivo elétrico é um sensor de rede que alimenta a rede e nós vamos ter não apenas alarmes de incêndio incrivelmente eficazes, também é provável que perderemos toda a privacidade pessoal.

Kurzweil lembra que existem estratégias que podemos implementar para manter as tecnologias emergentes, como a I.A. segura. Considere a biotecnologia, que é talvez um par de décadas à frente da I.A.. A reunião convocada a Conferência de Asilomar no DNA recombinante foi organizado em 1975 para avaliar os seus perigos potenciais e elaborar uma estratégia para manter o domínio seguro. As diretrizes resultantes, que foram revistas pela indústria, desde então, têm funcionado muito bem: não houve problemas significativos, acidental ou intencional, nos últimos 39 anos. Agora estamos vendo grandes avanços em tratamentos médicos atingindo a prática clínica e nenhum dos problemas antecipados foram encontrados.

Em última análise, a abordagem mais importante que podemos tomar para manter I.A. segura é trabalhar em nossa governança humana e instituições sociais. Já somos uma civilização homem-máquina. A melhor maneira de evitar o conflito destrutivo no futuro é continuar o avanço de nossos ideais sociais, que já reduziu bastante violência. Kurzweil, cita o livro de Steven Pinker, "The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined, 2011" (Os melhores anjos da nossa natureza: por que a violência diminuiu). Segundo Pinker, embora as estatísticas variem um pouco de local para local, a taxa de morte na guerra baixou centena de vezes em comparação com seis séculos atrás. Desde aquela época, os homicídios caíram dezenas de vezes. As pessoas se surpreendem com isso. A impressão de que a violência é sobre os resultados da ascensão de outra tendência: temos exponencialmente melhor informação sobre o que está errado com o mundo, um desenvolvimento auxiliado por I.A..

 

I.A. hoje está avançando no diagnóstico de doenças, no desenvolvimento de energia limpa e renovável ajudando a limpar o ambiente, proporcionando uma educação de alta qualidade para pessoas de todo o mundo, ajudando as pessoas com deficiência (incluindo o fornecimento de voz de Hawking) e contribuindo em uma miríade de outras maneiras. Temos a oportunidade nas próximas décadas para fazer grandes avanços na abordagem dos grandes desafios da humanidade e I.A. será a tecnologia fundamental na obtenção destes avanços.

HowCreatMind

 

Recomende

Comente