A Contra-Inteligência como um quesito fundamental para Gestão de Riscos e continuidade de Negócios

 

 

ContraInteligencia

 

A produção de conhecimento como base para informação, conceitos de contra-informação e noções de segurança são alguns dos itens que são abordados na Gestão de Riscos  e continuidade dos negócios. A experiência na identificação, análise, desenvolvimento de respostas e monitoramento, para diminuir a probabilidade e o impacto dos riscos são uma exigência para o profissional de segurança.

Cada vez mais, as ações de inteligência requerem do profissional um senso crítico apurado, para que de posse das informações obtidas ele possa saber utilizá-las com critérios. Onde, não somente aprender como buscar, mas também saber como manter em sigilo tais informações para que sejam utilizadas no processo de uma administração de riscos consciente é fundamental.

O acesso indevido a registros de informações  sensíveis - aquelas que, pela importância e necessidade de proteção, exigem medidas especiais de segurança - sempre foram grande fonte de atenção dos Governos e das Instituições, tendo sido suas técnicas de obtenção, por um lado, e neutralização, por outro, compiladas, organizadas e transformadas, respectivamente, nas Atividades de Inteligência e de Contra-Inteligência. É notório que uma medida preventiva adequada pode neutralizar o ato de infração antes que ele venha a ocorrer. Assim, a informação é o objetivo final da ação de inteligência que deve antecipar os fatos.

As atividades de Inteligência e de Contra-Inteligência estão presentes em todas as grandes decisões nacionais, seja proporcionando Segurança ao Estado ou fornecendo Competitividade às Empresas.

 

Do ponto de vista histório, as atividades de inteligência e de contra-inteligência sempre foram de uso restrito aos ambientes militares, tendo sido decisivas em todos os grandes conflitos mundiais. Recentemente seus conceitos e metodos vêm sendo empregados por diversas Organizações, motivadas que estão com o acirramento da concorrência, vazamento ou fuga de informações e defesa de seu patrimônio, seja tangível, físico, eletrônico ou composto por valores intangíveis tais como o capital intelectual ou a credibilidade junto a opinião pública, por exemplo. Sua atual utilização como elemento-chave na gestão de riscos nos negócios, assim, representa uma séria ameaça a governança corporativa, sendo observados continuamente casos de fraudes internas, concorrência desleal e furto de informações, e até o seu uso, com regularidade, pelo Crime Organizado.

 

Ambas as disciplinas, todas convergentes para o mesmo foco, dependem da conscientização de todos os envolvidos com a Gestão, seja nos procedimentos definidos para proteção de áreas e instalações, na proteção de documentos e materiais, na segurança das pessoas, dos processos e em tecnologias confiáveis, especialmente sistemas de comunicação e informações, eletrônicos ou não. Assim, torna-se necessário delinear, na Gestão Corporativa, uma assessoria específica, ligada ao seu mais alto escalão, cuja missão seja desenvolver uma cultura de Produção, Aquisição e Proteção do Conhecimento Estratégico, visando garantir, primordialmente, Controle de Ativos e Recursos de Informação, Imagem de Mercado e Conformidade Legal ("Compliance").

 

As formações e capacitações nesta área tem como objetivo  a minimização dos incidentes e Riscos, Segurança e continuidade dos negócios, oferecendo uma visão sistêmica que poderá ser utilizada como um guia na criação de um modelo de gestão da inteligencie e contra inteligência  nas organizações.

Apoiar efetivamente na formação de gestores capacitados a organizar e comandar uma área específica na  organização, ligada ao alto nível, cuja finalidade exclusiva seja desenvolver uma cultura de produção, aquisição e proteção de conhecimentos sensíveis contra divulgação indevida, furto, destruição, interceptação, adulteração ou incapacidade de processamento das suas vantagens competitivas.

Os que participam destas formações  terão ampla possibilidade de ampliar uma visão geral de Planejamento e Gestão Estratégica de Riscos em seus aspectos de Contra Inteligência, bem como conhecer a metodologia mais adotada atualmente para implementá-la, tendo assim um conhecimento mais evoluido sobre esta metodologia ou abordagem de Gestão.

 

O participante será capaz de:

 

  • Contextualizar dentro de seu ambiente de atuação os preceitos de Contra Inteligência e sua aplicação na gestão estratégica;

 

  • Ir ao detalhe e praticar as tecnicas sugeridas neste treinamento;

 

  • Conhecer as atuais práticas de mercado ligadas a Inteligência e Contra Inteligência e sua relação aos chamados ativos tangíveis e intangíveis (base da maioria dos negócios focados em serviços), dando um passo para a implementação da Gestão de Riscos de forma ampla.

 

 

 

Recomende

Comente