O que é Forense Computacional?

 

 

ForenseComputacional

 

 

É a ciência que estuda a aquisição, preservação, recuperação e análise de dados armazenados em mídias computadorizadas e procura caracterizar crimes de informática de acordo com as evidências digitais encontradas no sistema invadido.

A Forense Computacional é uma área de especialização relativamente nova no mundo e está desenvolvendos e principalmente pela necessidade das instituições legais atuarem no combate aos crimes eletrônicos. É notório e as estatísticas reveladas através das pesquisas mostram o aumento expressivo  das fraudes eletrônicas, sendo que a perícia forense se mostra  uma eficiente ferramenta para identificação e redução desses riscos.

As ações com base na prática de forense computacional são uma técnica cientifica, aplicada dentro de um processo  legal que busca evidências e responsabilização de envolvidos em incidentes que usem os meios computacionais para execução de crimes ou  burlar regras estabelecidas. A coleta adequada dessas evidências  e o reconhecimento das autoridades legais é um desafio  para os profissionais envolvidos.

Com a expansão da Internet em escala global, a eliminação de fronteiras gerou um grande problema para as instituições de combate ao crime, uma vez que possibilitou em muito a ocorrência de crimes eletrônicosonde a vítima e o criminoso estão em lugares distintos, incluindo ai atépaíses distintos, configurando-se em delitos transjuridicionais. 

Recomende

Comente