Parallella: Um supercomputador Linux por $99

 

 

Tendo como base o  Raspberry Pi, aqui vem Parallella de Adapteva, uma placa de chip paralelo de baixo custo para supercomputação em ambiente Linux.

 

A Adapteva anunciou em 15 de abril no Linux Collaboration Summit, em San Francisco, Califórnia, que eles construíram a sua primeira placa de processamento paralelo Parallella para supercomputação  em Linux, e que eles irão disponibilizar para os seus 6.300 Kickstarter supporters  e outros clientes deste verão.

 

Linux tem sido o número um em sistema operacional para supercomputador. Mas enquanto por um lado você pode construir seu próprio supercomputador Linux utilizando off-the-shelf (COTS) produtos comerciais, por outro isto demanda um tempo que talvez torne todo o projeto inviável. Pois até então você precisava de hardware que poderia suportar computação paralela massivamente  - a pedra angular da supercomputação moderna.

 

O que a Adapteva tem feito é criar uma placa de processamento paralelo do tamanho de um cartão de crédito. Esta vem com um processador dual-core ARM A9 e um chip  64-core Epiphany Multicore Accelerator, juntamente com 1GB de RAM, um cartão microSD, duas portas USB 2.0, Ethernet 10/100/1000, e uma conexão HDMI. Se tudo correr bem, por si só, este conselho deve entregar cerca de 90 GFLOPS de desempenho, ou - falando em termos de usuários de PC - uma CPU 45GHz de poder.

 

Esta placa vai usar Ubuntu Linux 12.04 para o seu sistema operacional. Para colocar tudo isso para o trabalho, o design e os controladores de referência da plataforma já estão disponíveis.

 

Por que você quer um supercomputador $ 99?

Adquira o Raspberry Pi na Amazon por menos de R$94.12, entrega no Brasil.

 

Bem, além do fato de que seria muito legal, o CEO da Adapteva, Andreas Olofsson, explicou:

 

Historicamente, o processamento em série [computação convencional] melhorou tão rapidamente que na maioria das aplicações, não houve necessidade de processamento paralelo. Infelizmente, o desempenho de processamento em série já atingiu uma parede de tijolos, e o único caminho prático para o desempenho de escala no futuro é através de processamento paralelo. Para fazer aplicações de software paralelos onipresente, vamos precisar fazer hardware paralelo acessível a todos os programadores, criar métodos de programação paralela muito mais produtivas, e converter todos os programadores de série para os programadores paralelas.

E, claro, Olofsson acrescentou, "fazer computação paralela acessível a todos, para que possamos acelerar a adoção de processamento paralelo na indústria", o Parallella teve que ser criado. Olofsson admitiu que sua empresa não poderia ter feito isso por si só. O projeto exigiu, e conseguiu, com o apoio de outros OEMs de hardware, incluindo Xilinx, Analog Devices, Intersil, Micron, Microchip, e Samtec. As empresas têm permitido a Adapteva  trazer seus primeiros quadros pre-produção para San Francisco, e assim rapidamente, satisfazer as ansiedades de  seus futuros clientes (programadores).

 

Fonte: http://www.zdnet.com/parallella-the-99-linux-supercomputer-7000014036/

 

Adquira o Raspberry Pi na Amazon por menos de R$94.12, entrega no Brasil.

Recomende

Comente